5 dicas para manter o seu controle financeiro pessoal
O que é: um controle financeiro pessoal é uma maneira de organizar todas as entradas e saídas de capital de um indivíduo, considerando contas e despesas gerais.
Por que fazer: Quando se trata de dinheiro, muita gente ainda não sabe quanto ganha e quanto gasta por mês. Entretanto, para quem almeja a independência financeira o controle financeiro é essencial.
Controle financeiro pessoal: como fazer (e manter)
Esta planilha irá auxiliar na hora de você seguir as 5 dicas para realizar o seu planejamento e controle financeiro que vamos passar agora! Sendo assim, a melhor maneira para iniciar o controle do seu orçamento pessoal é conseguir responder as seguintes questões:
1) Quanto eu ganho por mês?
2) Quanto eu gasto por mês?
3) Quanto eu poupo no mês?
1. Controle todos os gastos do mês
Como você pode perceber, o período de controle ideal é o mensal e antes de tudo, é necessário acompanhar suas receitas e despesas religiosamente. Se você não realizar este acompanhamento, nunca saberá realmente como é o seu orçamento e não conseguirá se planejar para comprar aquele carro dos sonhos ou realizar aquela viagem tão esperada. Para este controle você deve utilizar as planilhas de Contas a pagar e Contas a receber, assim você anotará todos os seus gastos e todos os seus ganhos. A planilha possibilita que você anote o item, a data de vencimento, o valor e o status do pagamento, mantendo um controle completo de suas contas.
2. Estabeleça prioridades
Quando você consegue visualizar o seu plano de contas, torna-se mais fácil seguir nossa segunda dica. Verificando o que é essencial e o que é dispensável em seu orçamento pessoal, você evita comprometer sua receita com compras que não pode pagar e não se enche de dívidas. Além disso, o dinheiro que você deixa de gastar em itens supérfluos pode ser investido em sua poupança ou aposentadoria.
3. Estabeleça metas
E o assunto investimento nos leva a terceira dica. Além de realizar nossos sonhos, é muito importante pensar na nossa segurança financeira. E, quando falamos dela, nos lembramos da poupança. Não podemos prever o futuro e é necessário mantermos uma reserva de contingências para eventuais imprevistos, como uma doença ou um acidente de carro. Além disso, estabelecer uma cota mensal que você irá investir na poupança auxilia na sua aposentadoria.
4. Aprenda a utilizar o cartão de crédito
Ao estabelecer prioridades e metas o seu orçamento pessoal começa a tomar forma e enxergar o seu futuro financeiro fica mais fácil. Com isso, você também aprende a utilizar o cartão de crédito. Ao contrário do que muitos pensam, não é proibido utilizar o cartão de crédito, mas deve-se usá-lo com sabedoria. Ao parcelar, avalie quanto de sua renda ficará comprometida no próximo mês e se você realmente tem a capacidade financeira para contrair esta dívida.
5. Planeje os seus gastos
Isto nos leva a quinta e última dica. Ao entender como se utiliza o cartão de crédito, também se entende como realizar compras em geral. Ou seja, você aprende a avaliar o impacto que tal compra terá nas suas despesas e se suas receitas comportam a compra de um novo carro, por exemplo.
Como você pode perceber, um dos segredos para que o seu orçamento pessoal funcione é o controle. Ele deve registrar todas as despesas e receitas realizadas e previstas, sempre avaliando o impacto de seus gastos no orçamento. Além disso, é preciso separar uma reserva para emergências e uma cota mensal para sua aposentadoria.