Faça você mesmo – Efeito tijolinho em sua parede
Faça você mesmo um super efeito em suas paredes. O simples está na moda, e o conceito é fácil de reproduzir e colocar em prática.
Faça você mesmo reformas das mais diversas em sua casa, com poucos recursos e materiais tranquilos de conseguir. E que tal dar um charme especial a uma de suas paredes? O efeito “tijolinho” reproduz uma parede sem cobertura, sem reboco ou pintura, com os chamados tijolos “à vista”.
A lista de material é pequena, barata e disponível em praticamente todos os mercados do país. São 4 itens:
- Terra – Responsável pela coloração da massa. É importante então que seja de relativa qualidade, e com coloração avermelhada. Você pode encontrar principalmente em casas de jardinagem.
- Massa corrida – Comumente usada para finalização e homogeneização na cobertura de paredes, é ela quem dará o aspecto de solidez ao efeito “tijolinho”.
- Fita crepe – Ela fará os desenhos e limites para que a massa corrida colorida com a terra fique de fato se parecendo uma parede crua de cobertura. A largura da fita determina o espaçamento entre os “tijolos”. Para esse trabalho, indicamos uma que tenha no máximo 2 centímetros de largura.
- Peneira – Usada no preparo da massa, fará com que a terra não apresentes resíduos em sua composição. Quanto mais fina ficar a terra, mais fácil será o preparo do composto que simula a coloração de tijolos à vista.
- Espátula – Será usada para espalhar a massa e dar o acabamento final.
Agora que reunimos os materiais, vamos ao passo a passo desse primeiro post da nossa série de “faça você mesmo”:
Passo 1
Utilizando a fita crepe, faça as separações entre os “tijilos”. A medida padrão de um 22cmx10cm, mas você pode fazer um pouco menor, para ficar mais desenhada e enaltecer o efeito.
Passo 2
Utilize a peneira para suavizar e afinar a terra. Caso você encontre torrões maiores, use as mãos para quebrá-los. Lembre-se: faça você mesmo, e isso significa colocar a mão na massa, e nesse caso, literalmente!
Passo 3
Adicione aos pouco a terra peneirada na massa corrida, até atingir a coloração desejada. Faça esse etapa sempre mexendo, parando ao perceber que a massa atingiu um patamar de coloração e consistência homogênea.
Passo 4
Chegou a hora de montar sua parede, adicionando a massa nos espaços delimitados pela fita crepe. A espessura dos tijolos deve ser de aproximadamente 3 milímetros
Passo 5
Use a espátula para dar o devido acabamento, retirando os excessos de massa por cima das fitas e suavizar imperfeições na superfície do tijolo. É importante fazer esse acabamento ainda com a massa mole, já que após a secagem essa tarefa fica quase impossível, sendo necessário o uso de lixas, que estragam o efeito suave da massa.
Passo 6
Ainda com a massa flexível, retire as fitas e deixe a parede secar ao natural.
Percebeu como fica fácil mudar a aparência da casa com um pouco de criatividade, vontade e paciência? Fique sempre atentos ao blog da Isopasse para conferir mais dicas de decoração ao estilo “faça você mesmo”.
Conheça também nossa linha de produtos!
[av_productslider categories=’28,27′ columns=’4′ items=’-1′ wc_prod_visible=” offset=’0′ sort=’0′ autoplay=’yes’ interval=’5′ av_uid=’av-8pahr’]