5 passos para organizar a rotina doméstica

As tarefas domésticas nāo sāo as favoritas, mas sāo necessárias e precisam ser feitas. Elas sāo muitas e podem variar dependendo de onde vive, quantas pessoas moram na casa, poder aquisitivo, hábitos, número e idade dos filhos.

Para você que quer ter mais tempo para ficar com sua família e amigos, vou ensinar como se organizar e gerenciar a rotina doméstica. Um estudo feito por professores da Universidade Federal Fluminense concluiu que as mulheres gastam em média 26 horas e 20 minutos semanais para deixar a casa em ordem.

  1. Por onde começar?

Primeiro é necessário fazer uma listagem das tarefas necessárias. Por exemplo, se você possui carpete na casa, deverá programar uma limpeza do carpete. Caso possua jardim precisará reservar um tempo para cuidar das plantas e assim por diante. Ou seja, o primeiro passo é o planejamento.

  1. Monte seu cronograma de atividades:

Ele serve para que possa organizar tudo relaciondo a casa. O cronograma de atividades domésticas é um dos documentos importantes, para que possamos organizar a rotina da casa. Ele é a listagem das tarefas com o dia da semana que deve ser realizada.

Caso tenha alguém que fará a limpeza da sua casa, deixe a casa organizada, para que o (a) faxineiro (a) foque na limpeza e nāo na organização. Verifique os produtos de limpeza que estão no estoque e reponha os que estiverem faltando. Converse com a pessoa que limpa e organiza a sua casa:

  • Defina quais as atividades que ele (a) deverá executar (ex: somente limpeza, ou ficará responsável por preparar a comida);
  • Faça lista de tarefas diárias, semanais e mensais;
  • A limpeza pode ser alterada conforme a escala do seu (sua) empregado (a) ou as necessidades especiais da casa;
  • Converse e ensine como prefere que as coisas sejam feitas de maneira educada e sem imposição;
  • Planeje a limpeza por área ou por tipo de limpeza;

Seguem alguns exemplos de atividades: arrumar a cama, lavar roupa, passar roupa, limpar a geladeira, passar aspirador de pó, lavar a louça, retirar o lixo, limpar os vidros, passar lustra móveis, limpar o banheiro, etc. O importante e equilibrar as atividades para que nāo sobrecarregue nem você ou seu funcionário. E tente sempre otimizar, como por exemplo, limpar a geladeira antes de guardar as compras, assim evitará de retirar os alimentos e estragarem quando for limpar, outro exemplo, limpar a pia, após terminar de lavar a louça e assim por diante.

Se nāo tem funcionário, lembre-se de planejar os horários de limpeza para os momentos da semana nos quais você tenha horas livres e energia. Divida as tarefas da casa com os outros membros da casa, como cônjuge e filhos, assim nāo irá ficar sobrecarregado para ninguém, cada uma pode arrumar a própria cama, deixar a roupa suja na lavanderia, lavar o que usou, etc. Se você divide a casa com um amigo, parceiro ou outros familiares, divida as tarefas e responsabilidades para cada um, mas seja realista com a divisão.

Um sistema muito legal de se usar é o FlyLady, ele foi criado pela americana Marla Cilley. Ele consiste em limpar e organizar a casa em etapas e nāo tudo de uma vez só. Os principais pontos que ela aborda sāo:

  1. Criar rotinas, a matinal e a noturna, otimizando assim o seu dia;
  2. Destralhar, ou seja, retirar os objetos espalhados pela casa, seja para jogar fora ou guardar em seu devido lugar. (Obs: Quando a casa está organizada fica mais fácil de limpar);
  3. Separar a casa em zonas, ou seja, a limpeza deve ser feita cada semana em um local da casa;
  4. Reservar 15 minutinhos diários para as tarefas;
  5. Elaborar seu control journal, que é o que chamo de fichário do lar.

O método é muito bom e você pode adpatá-lo ao seu dia a dia. Você irá verificar que em torno de 21 dias isso se tornará uma hábito e ficará cada vez menos trabalhoso e automático. Há pessoas que preferem deixar a faxina para o fim de semana, ou seja, nāo existe uma fórmula perfeita, você deverá encontrar a melhor maneira. Lembrando que a rotina de faxina ajuda a economizar tempo e esforço, garantindo que você não se esqueça de detalhes importantes.

  1. Crie um menu semanal e faça lista de compras:

Use o menu semanal e a lista de compras para ajuda a criar uma rotina de alimentação. Exemplo: segunda é dia de carne assada com batatas, você irá verificar na geladeira e na despensa o que está faltando e colocará na lista para ser comprado. Veja um exemplo:

Segunda-feira: carne (assada ou cozida)

Terça-feira: frango (frito ou grelhado)

Quarta-feira: massa (macarrão ou lasanha)

Quinta-feira: ovos (fritos ou omelete)

Sexta-feira: Peixe (assado ou frito)

Sábado: comer fora

Domingo: massa (lasanha ou macarrão)

Assim ninguém ficará enjoado e terá variedades de nutrientes. Sabemos que os alimentos congelados sāo mais rápidos, mas nāo sāo desculpa para que você nāo tenha um cardápio nutritivo. É importante lembrar que você precisa cuidar da saúde. De vez em quando tudo bem, mas toda vez, nem pensar.

  1. Música:

Ligue o rádio, coloque um cd para tocar ou veja as playlists abaixo. Com música fica muito mais divertido de limpar e organizar a casa. Monte um playlist bem divertida para animar e te dar energia.

  1. Cuide de você:

Nāo é só a casa que precisa de organização e limpeza você também, reserve um tempo para cuidar de você: fazer as unhas, depilação, hidratação dos cabelo, etc. No meu blog tem um post ensinando como fazer um spa em casa e como cuidar da sua rotina de beleza.

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