Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Lavadora de Roupas – Dicas para antes e depois da lavagem

Saiba como garantir um melhor aproveitamento de sua lavadora de roupas com algumas ações tomadas antes e durante os ciclos de lavagem.

Pergunte aos mais velhos como era difícil, demorado e desgastante lavar roupa. A lavadora de roupas veio para trazer qualidade de vida e modernizar o necessário trabalho de tirar mancha e higienizar nossas roupas. Com cada vez mais funcionalidades, a lavadora de roupas é um eletrodoméstico indispensável, mas que como todo equipamento, pode ter seu uso otimizado.

Para que sua lavadora de roupas não faça um ciclo que danifique os tecidos, algumas ações antes e depois da lavagem podem dar melhores resultados, elevando bastante a vida útil de suas roupas, com mais brilho, maciez e muito menos manchas.

Antes da lavagem:

1 – Preste atenção nos rótulos, leia com atenção cada detalhe especificado pelo fabricante:

Cada roupa possui uma característica especial, e um modo de lavar diferenciado. Algumas reagem melhor a determinada temperatura, ou algum ciclo especifico. Fique de olho nessas particularidades, elas podem garantir que suas roupas não sejam danificadas dentro de sua lavadora de roupas. Outra dica importante: certifique-se que os zíperes estão fechados e todos os cordões e fios amarrados, isso vai evitar rasgos e outros possíveis danos.

2 – Bolsos sempre vazios:

Moedas, cédulas, papéis e pulseiras. É muito comum esquecermos os mais diversos objetos em nossos bolsos, por isso é super importante que conferir o conteúdo deles antes de jogar as roupas na lavadora. Além de evitar que você perca algum documento importante ou dinheiro, essa ação inibe a possibilidade desses objetos danificarem sua lavadora de roupas.

3 – Lave suas roupas sempre do avesso:

Sabe aquelas bolinhas que se formam ou aparecem na superfície da sua roupa após a

lavagem? Elas podem ser evitadas ao colocar suas vestes do avesso na máquina. Outros

benefícios dessa atitude é a permanência das cores de seus jeans e a conservação das

estampas de suas camisetas.

4 – Separe sempre por cores e frequência de lavagem: 

Uma dica já muito usada, mas é sempre importante salientar: roupas brancas e escuras jamais devem ser colocadas na mesma lavagem. As escuras tendem a soltar mais suas cores, o que pode ocasionar manchas nas mais claras. Já quanto a separação por frequência de lavagem, devemos nos atentar a tecidos que são lavados menos vezes e tendem a ser mais sujos. Toalhas, tapetes e lençóis separados de roupas do dia a dia.

Durante a lavagem:

1 – O ciclo deve ser o indicado para o tipo de roupa ou tecido:

Os ciclos pré-programados são pensados para otimizar cada tipo de tecido, trazendo maior efetividade para os produtos usados na lavagem. Roupas mais pesadas ou sujas tendem a ter um ciclo de lavagem mais demorado.

2- A temperatura da água é muito importante:

Apesar de toda máquina possuir essa funcionalidade, as que possuem devem respeitar uma lógica simples: roupa branca com água quente e escuras com água fria, para perder a menor quantidade possível de tinta. Existem as exceções, principalmente quantos mais variados tecidos: seda e tecidos sintéticos devem ser lavados com água frio ou morna.

3 –  Tipo de detergente:

Qual o melhor, sabão em pó ou sabão liquido? Na verdade, não existe um melhor e sim um mais indicado para cada situação. O Sabão em pó é mais indicado para casos onde se precisa remover manchas de roupas brancas. Já o líquido deve ser usado em roupas com cores mais suaves. Existem casos em que a combinação dos dois tipos gera um melhor resultado, como por exemplo manchas mais fortes. Nessa situação deve-se colocar um pouco de sabão em pó por cima da mancha e o líquido no ciclo mais adequado ao tecido.

4 – Use um protetor para lavar roupas mais delicadas:

Seja qual for sua lavadora de roupas, tecidos mais delicados e lingeries tendem a sofrer maior degradação com o passar do tempo. É por isso que é essencial que você use um protetor para lavar roupas. Com ele os tecidos ficam protegidos de embaraços e desgastes.

Os protetores agem permitindo que os produtos façam efeito sobre os tecidos, eliminando manchas e sujeiras, ao mesmo tempo que projetem dos atritos naturais da lavagem.

Compartilhe esse post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um Comentário

Menu