Suas cortinas também merecem carinho!
Presentes em praticamente todos os ambientes da sua casa, as cortinas são peças importantes na sua decoração, certo? E como tudo que faz parte de uma casa, precisam de manutenção periódica. Vale lembrar que, por estarem em uma posição de bastante exposição, elas sofrem com o efeito do sol, da umidade e também da poeira que vem do ambiente externo. Então, assim como os tapetes precisam ser lavados de tempos em tempos para tirar o excesso de poeira, elas também merecem esse cuidado. Papel e caneta na mão para não esquecer de nada!
Primeira coisa a fazer, independente do tecido: todo e qualquer acessório que a cortina tiver, tire, principalmente se for lavar na máquina. Caso elas tenham ilhoses de metal, estes podem oxidar e manchar o tecido com ferrugem.
Tirados todos os acessórios, é hora de passar um bom aspirador de pó em toda a extensão da cortina. Se for com aquele bocal que tem uma escovinha, melhor ainda. Isso vai ajudar a tirar o excesso de poeira acumulado na cortina. Quando colocar a cortina na máquina, atenha-se a lavagem dela: coloque o forro e nem misture com outras peças de roupas como toalhas, por exemplo. A centrifugação também deve ser evitada, para não danificar as tramas e as cores originais do tecido. Se ela estiver muito suja, coloque de molho por 40 minutos no sabão de côco que vai facilitar o processo na máquina. Ah, uma dica de ouro: a maioria das peças deve ser lavada no ciclo delicado da máquina! Assim, as chances de danificar suas cortinas são imensamente menores 😉
Por fim, quando for colocar para secar, procure colocar a cortina na sua posição original, para que ela já fique com o caimento perfeitinho.
Beleza, já te demos dicas sobre o processo. E as particularidades de cada tecido? Vamos listar aqui os mais populares e o que deve ser feito (ou evitado) na lavagem de cada um:
Voil: como é um tecido bem delicado, se for lavado à máquina é imprescindível que seja no ciclo delicado. Use sabão liquido de coco e, se a cortina for branca, coloque uma colher de sopa de bicarbonato para dar aquela alvejadinha extra 😉
Renda: outro tecido super delicado e que corre o risco de encher de bolinhas. Faça o mesmo processo para o voil, mas coloque a cortina dentro de um saco protetor para roupas delicadas. Tipo esse aqui que temos no site, sabe?
Blecaute de PVC: esse não precisa nem tirar do varão/trilho: basta limpar com uma esponja macia e sabão neutro.
Algodão pré-encolhido: esse é super tranquilo de lavar, é só colocar na máquina e pode usar sabão comum.
Poliéster: ponha de molho na água fria por 40 minutos, fazendo 3 trocas durante esse tempo. Quando for secar, coloque sempre na sombra, certo?
Uma outra dica geral: nada de amaciante! Ele pode marcar o tecido da sua cortina. Bom, seguindo essas dicas, você terá cortinas sempre bonitas, limpinhas e por muito mais tempo!
Para mais dicas como essa acompanhe nosso Blog. O que acha de conhecer produtos que irão trazer mais praticidade para seu dia a dia? Acesse nossa Loja e veja nossa linha de produtos.
fonte: