Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Suas cortinas também merecem carinho!

Presentes em praticamente todos os ambientes da sua casa, as cortinas são peças importantes na sua decoração, certo? E como tudo que faz parte de uma casa, precisam de manutenção periódica. Vale lembrar que, por estarem em uma posição de bastante exposição, elas sofrem com o efeito do sol, da umidade e também da poeira que vem do ambiente externo. Então, assim como os tapetes precisam ser lavados de tempos em tempos para tirar o excesso de poeira, elas também merecem esse cuidado. Papel e caneta na mão para não esquecer de nada!

Primeira coisa a fazer, independente do tecido: todo e qualquer acessório que a cortina tiver, tire, principalmente se for lavar na máquina. Caso elas tenham ilhoses de metal, estes podem oxidar e manchar o tecido com ferrugem.

Tirados todos os acessórios, é hora de passar um bom aspirador de pó em toda a extensão da cortina. Se for com aquele bocal que tem uma escovinha, melhor ainda. Isso vai ajudar a tirar o excesso de poeira acumulado na cortina. Quando colocar a cortina na máquina, atenha-se a lavagem dela: coloque o forro e nem misture com outras peças de roupas como toalhas, por exemplo. A centrifugação também deve ser evitada, para não danificar as tramas e as cores originais do tecido. Se ela estiver muito suja, coloque de molho por 40 minutos no sabão de côco que vai facilitar o processo na máquina. Ah, uma dica de ouro: a maioria das peças deve ser lavada no ciclo delicado da máquina! Assim, as chances de danificar suas cortinas são imensamente menores ;)

Por fim, quando for colocar para secar, procure colocar a cortina na sua posição original, para que ela já fique com o caimento perfeitinho.

Beleza, já te demos dicas sobre o processo. E as particularidades de cada tecido? Vamos listar aqui os mais populares e o que deve ser feito (ou evitado) na lavagem de cada um:

Voil: como é um tecido bem delicado, se for lavado à máquina é imprescindível que seja no ciclo delicado. Use sabão liquido de coco e, se a cortina for branca, coloque uma colher de sopa de bicarbonato para dar aquela alvejadinha extra ;)

Renda: outro tecido super delicado e que corre o risco de encher de bolinhas. Faça o mesmo processo para o voil, mas coloque a cortina dentro de um saco protetor para roupas delicadas. Tipo esse aqui que temos no site, sabe?

Blecaute de PVC: esse não precisa nem tirar do varão/trilho: basta limpar com uma esponja macia e sabão neutro.

Algodão pré-encolhido: esse é super tranquilo de lavar, é só colocar na máquina e pode usar sabão comum.

Poliéster: ponha de molho na água fria por 40 minutos, fazendo 3 trocas durante esse tempo. Quando for secar, coloque sempre na sombra, certo?

Uma outra dica geral: nada de amaciante! Ele pode marcar o tecido da sua cortina. Bom, seguindo essas dicas, você terá cortinas sempre bonitas, limpinhas e por muito mais tempo!

Para mais dicas como essa acompanhe nosso Blog. O que acha de conhecer produtos que irão trazer mais praticidade para seu dia a dia? Acesse nossa Loja e veja nossa linha de produtos. 

fonte:

https://www.westwing.com.br/guiar/como-lavar-cortinas/

Compartilhe esse post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um Comentário

Menu