Lavadora de Roupas – Dicas para antes e depois da lavagem
Saiba como garantir um melhor aproveitamento de sua lavadora de roupas com algumas ações tomadas antes e durante os ciclos de lavagem.
Pergunte aos mais velhos como era difícil, demorado e desgastante lavar roupa. A lavadora de roupas veio para trazer qualidade de vida e modernizar o necessário trabalho de tirar mancha e higienizar nossas roupas. Com cada vez mais funcionalidades, a lavadora de roupas é um eletrodoméstico indispensável, mas que como todo equipamento, pode ter seu uso otimizado.
Para que sua lavadora de roupas não faça um ciclo que danifique os tecidos, algumas ações antes e depois da lavagem podem dar melhores resultados, elevando bastante a vida útil de suas roupas, com mais brilho, maciez e muito menos manchas.
Antes da lavagem:
1 – Preste atenção nos rótulos, leia com atenção cada detalhe especificado pelo fabricante:
Cada roupa possui uma característica especial, e um modo de lavar diferenciado. Algumas reagem melhor a determinada temperatura, ou algum ciclo especifico. Fique de olho nessas particularidades, elas podem garantir que suas roupas não sejam danificadas dentro de sua lavadora de roupas. Outra dica importante: certifique-se que os zíperes estão fechados e todos os cordões e fios amarrados, isso vai evitar rasgos e outros possíveis danos.
2 – Bolsos sempre vazios:
Moedas, cédulas, papéis e pulseiras. É muito comum esquecermos os mais diversos objetos em nossos bolsos, por isso é super importante que conferir o conteúdo deles antes de jogar as roupas na lavadora. Além de evitar que você perca algum documento importante ou dinheiro, essa ação inibe a possibilidade desses objetos danificarem sua lavadora de roupas.
3 – Lave suas roupas sempre do avesso:
Sabe aquelas bolinhas que se formam ou aparecem na superfície da sua roupa após a
lavagem? Elas podem ser evitadas ao colocar suas vestes do avesso na máquina. Outros
benefícios dessa atitude é a permanência das cores de seus jeans e a conservação das
estampas de suas camisetas.
4 – Separe sempre por cores e frequência de lavagem:
Uma dica já muito usada, mas é sempre importante salientar: roupas brancas e escuras jamais devem ser colocadas na mesma lavagem. As escuras tendem a soltar mais suas cores, o que pode ocasionar manchas nas mais claras. Já quanto a separação por frequência de lavagem, devemos nos atentar a tecidos que são lavados menos vezes e tendem a ser mais sujos. Toalhas, tapetes e lençóis separados de roupas do dia a dia.
Durante a lavagem:
1 – O ciclo deve ser o indicado para o tipo de roupa ou tecido:
Os ciclos pré-programados são pensados para otimizar cada tipo de tecido, trazendo maior efetividade para os produtos usados na lavagem. Roupas mais pesadas ou sujas tendem a ter um ciclo de lavagem mais demorado.
2- A temperatura da água é muito importante:
Apesar de toda máquina possuir essa funcionalidade, as que possuem devem respeitar uma lógica simples: roupa branca com água quente e escuras com água fria, para perder a menor quantidade possível de tinta. Existem as exceções, principalmente quantos mais variados tecidos: seda e tecidos sintéticos devem ser lavados com água frio ou morna.
3 – Tipo de detergente:
Qual o melhor, sabão em pó ou sabão liquido? Na verdade, não existe um melhor e sim um mais indicado para cada situação. O Sabão em pó é mais indicado para casos onde se precisa remover manchas de roupas brancas. Já o líquido deve ser usado em roupas com cores mais suaves. Existem casos em que a combinação dos dois tipos gera um melhor resultado, como por exemplo manchas mais fortes. Nessa situação deve-se colocar um pouco de sabão em pó por cima da mancha e o líquido no ciclo mais adequado ao tecido.
4 – Use um protetor para lavar roupas mais delicadas:
Seja qual for sua lavadora de roupas, tecidos mais delicados e lingeries tendem a sofrer maior degradação com o passar do tempo. É por isso que é essencial que você use um protetor para lavar roupas. Com ele os tecidos ficam protegidos de embaraços e desgastes.
Os protetores agem permitindo que os produtos façam efeito sobre os tecidos, eliminando manchas e sujeiras, ao mesmo tempo que projetem dos atritos naturais da lavagem.